TRATAMENTO PARA MELASMA

TRATAMENTO PARA MELASMA

Atualizado: 16 de dez. de 2022

O QUE É?

As manchas na pele tem várias causas. Na maioria das vezes são causadas ou agravadas pela exposição solar. O tipo varia bem como o tratamento. As manchas na face como as melanoses e o cloasma (mancha gravídica) são as mais temidas.

MANCHAS DE ENVELHECIMENTO

As manchas senis ou melanose solar são frequentes em indivíduos de idade mais avançada. Entretanto, elas não são causadas pela idade e sim pelo dano causado pela exposição ao sol ao longo de vários anos.

São manchas escuras, acastanhadas, geralmente de pequeno tamanho e limites precisos. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. Além disso, são mais frequentes em pessoas de pele mais clara.

Mais importante que o tratamento é a prevenção, que é conseguida pelo uso contínuo de filtro solar, no dia-a-dia. Existem vários métodos de tratamento, como a cauterização química (a mancha é “queimada” com o uso de alguns produtos), crio cirurgia (a lesão é destruída com o uso de um jato de nitrogênio gelado), dermo abrasão (a pele é “lixada”), peeling e laser. Os resultados dessas técnicas são bons, mas o uso inadequado pode causar manchas claras ou deixar cicatrizes. Por isso, é importante consultar um profissional habilitado.

MANCHAS DE GRAVIDEZ

São chamadas de cloasmas e caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. O fator iniciador é a exposição solar, mas também são importantes à predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez. As lesões podem ser de grande extensão, com bordas irregulares e com pontilhado pigmentado.

Podem ocorrer associadas ao uso de anticoncepcionais e também em homens, embora em menor frequência, sendo chamadas nesses casos de melasmas.

O cloasma pode regredir espontaneamente após o término da gestação, mas o tratamento pode acelerar o processo, com o uso de protetor solar, substâncias despigmentantes e peeling. Após a regressão do quadro, o uso do protetor solar deve ser mantido para evitar a recorrência, que é comum. Para prevenir o problema, a mulher grávida nunca deve se expor ao sol sem o uso de protetor solar.

CAUSAS

As causas são variadas, como: alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (cloasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas de acne. Muitas vezes elas se acompanham de outros sinais e sintomas, o que pode ajudar na definição de sua causa.

DIAGNÓSTICO

Seja qual for o tipo de mancha é importante consultar um médico assim que ela for notada, especialmente quando ocorrer qualquer mudança em suas características ou aparecimento de sintomas associados que até então não existiam. Lembre-se que o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de vários tipos de doenças.

FORMAS DE TRATAMENTO

Os tratamentos variam de acordo com o tipo e a causa. Neste caso vamos indicar qual é o método mais adequado para seu Tratamento.